Como saber se a ROM de seu telefone Xiaomi é oficial (2)

Não é novidade pra ninguém que a maioria das lojas chinesas que revendem produtos Xiaomi muitas vezes trocam o firmware original por um modificado por eles. Tal prática serve muitas vezes para que eles possam comercializar produtos que ainda não possuam o MIUI em seu idioma e, desta forma, nenhuma venda é perdida até que o idioma seja incluído oficialmente.

Em dispositivos antigos a identificação das famosas “Shop ROM/Fake ROM” era relativamente simples: a combinação de códigos da versão geralmente era diferente das disponíveis de forma oficial. Porém, com o lançamento de novos dispositivos como o Redmi 4X, esta facilidade diminuiu. O que ocorre é que finalmente os criadores destas ROMs passaram a “mascará-las” nas informações do seu telefone para que ela aparente oficial, tornando a sua identificação ainda mais complicada.

Com isso em mente, formulamos as formas existentes para a verificação segura do seu dispositivo, que abordaremos abaixo:

Identificação baseada no comportamento do dispositivo

A primeira coisa que fazemos ao comprar/receber um novo aparelho é sempre a mesma: nós abrimos o pacote e ligamos o dispositivo para testá-lo, certo? A partir disso já é possível começar a averiguar se o seu telefone veio ou não com uma ROM oficial.

  • Verifique a suíte de apps do Google
    Em ROMs globais oficiais, a suíte de apps do Google é presença obrigatória. Certifique-se de que o conjunto de apps do Google (Pesquisa por voz, Gmail, Maps, YouTube, Drive, Play Música, Play Filmes, Hangouts, Fotos, Chrome e, em algumas versões, o Duo) está presente no dispositivo:
Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

 

  • Tente baixar a ROM do seu dispositivo diretamente pelo app Atualizações
    Por mais fiéis ao original as Shop ROMs pareçam ser, uma coisa ainda é exclusividade das ROMs oficiais: o acesso às atualizações de sistema diretamente no telefone (no app “Atualizações”). Desta forma, se a ROM do seu telefone é original, você será capaz de atualizá-lo imediatamente após ligá-lo (caso já existam atualizações para ele), ou então conseguirá fazer o download da sua versão atual completa na forma de um arquivo ZIP. Para baixar o ZIP e testar a autenticidade da sua ROM, basta fazer o seguinte:

Para acessar o app “Atualizações”, toque no item “Ferramentas” na Tela inicial, e em seguida em “Atualizações”.

Caso o dispositivo exiba a imagem abaixo, a probabilidade de que seu telefone esteja usando uma Shop ROM é alta:

Erro exibido caso a ROM não seja pública ou oficial.

Isso ocorre porque as atualizações OTA (Over-the-air, pelo próprio dispositivo) do MIUI só funcionam para as versões oficiais da ROM. Ou seja, se o seu telefone está executando uma ROM modificada ou não-oficial, ela não será capaz de utilizar o sistema de OTA da Xiaomi para atualizar. Embora alguns desenvolvedores de ROMs MIUI customizadas possam obter a permissão para que suas ROMs tenham acesso OTA, o processo só funcionaria caso o telefone em questão estivesse desbloqueado e utilizando um custom recovery como o TWRP.

  • ROMs em telefones novos sempre serão ROMs estáveis:
    Telefones comercializados pela Xiaomi ou revendas são enviados aos clientes apenas com versões estáveis das ROMs. Caso o seu já esteja em uam versão beta, a probabilidade de ser uma ROM shop ou modificada é grande.
  • A maioria das Shop ROMs possui uma construção do número da versão diferente do aplicado nos sistemas oficiais:

    Uma boa dica para a consulta da versão oficial é confirmar se a versão exibida em seu telefone existe na página de downloads oficial do MIUI, em http://en.miui.com/download.html

    Para entender melhor como funciona a sigla das ROMs estáveis MIUI, vamos conferir a imagem abaixo:

    Identificando versões estáveis do MIUIUm outro método simples para a verificação é justamente conferindo o código da versão instalada em seu dispositivo. Muitas ROMs Shop mascaram sua origem dizendo ser uma ROM Global, mas ao conferir o tipo da ROM é possível verificar algumas discrepâncias na exibição do modelo, como por ex. uma quantidade maior de números indicadores da versão (ROMs estáveis exibem sempre apenas 4 números, separados por pontos, enquanto ROMs shop geralmente incluem mais números para que o sistema não tente atualizar sua ROM e substituir a versão instalada).

Em conjunto com este post, é possível analisar corretamente se a sua ROM é ou não uma ROM Shop e tomar as devidas providências para substituí-la e tornar seu dispositivo ainda mais seguro 🙂