Modo EDL: o que é e quando usar

Muitos tutoriais disponíveis na internet atualmente dizem algo a respeito do EDL, mas nem todos se aprofundam muito no assunto. Através deste artigo, iremos desmistificar o EDL, demonstrar suas aplicações e a sua necessidade de uso. Vamos lá?

O que é o EDL?

EDL é a sigla para Emergency DownLoad, ou seja, download emergencial. Através deste protocolo é possível conectar-se ao seu smartphone utilizando portas de diagnóstico no SoC para reescrever todas as informações do hardware novamente em sua memória não-volátil. A maioria dos smartphones e tablets que utilizam um SoC Qualcomm atualmente possui suporte a este modo.

Qual a finalidade do EDL?

Como o próprio nome diz, através do Modo EDL você consegue efetuar o download emergencial de um novo firmware em seu telefone, em caso de algum problema grave. Alternativamente, este é um método utilizado por usuários de telefones Xiaomi para fazer a instalação de ROMs oficiais em telefones recém adquiridos e que possam estar com uma Shop ROM, ou apenas para efetuar a troca de tier de sua ROM, de Global para China, ou vice-versa em telefones que ainda estejam com o bootloader bloqueado.

O Modo EDL é seguro?

Embora todo o processo envolvendo o EDL seja simples, requer alguns cuidados. Por isso, o recomendado é que se utilize o EDL apenas em casos extremos, onde todas as outras alternativas falharem.


Lista de compatibilidade – Modo EDL – Qualcomm

Abaixo está a lista com os dispositivos Xiaomi mais populares no Brasil e todos os métodos de acesso ao modo EDL existentes até o momento para eles.

screenshot-from-2016-11-28-15-05-44

Como funciona cada tipo de entrada no modo EDL:

  • Botões de volume: segurar os botões Volume + e Volume -, e simultaneamente conectando o telefone desligado ao PC para a detecção;
  • Testpoints: curto-circuito de dois pontos de contato na própria placa-mãe do dispositivo;
  • Cabo emergencial: também conhecido como Deep Flash cable ou Emergency Flash cable, é um cabo especial que permite o acesso ao modo EDL sem a necessidade de se utilizar os botões de volume ou os testpoints. Nem todos os dispositivos oferecem suporte a este cabo;
  • Bandeja SIM: em alguns dispositivos o acesso ao modo EDL é feito utilizando uma bandeja especial que é inserida no slot do cartão SIM, habilitando assim o modo EDL.

Além dos métodos listados, é possível acessar o modo EDL utilizando o comando do fastboot fastboot oem edl. O comando, porém, só está habilitado em telefones que possuam uma versão antiga do MIUI instalada. Versões mais recentes do sistema operacional já não permitem a execução deste comando sem que o bootloader esteja desbloqueado

Instalando drivers para o modo EDL

O método recomendado para a instalação dos drivers para o modo EDL é instalando as ferramentas oficiais da Xiaomi. Para o flash do dispositivo no EDL, recomendamos o uso da última versão do Mi Flash Beta, que pode ser baixada neste tópico do fórum oficial. Ao instalar o software, os drivers necessários para o modo Fastboot e o modo EDL serão automaticamente instalados em seu sistema. É recomendado que a imposição de assinatura de drivers esteja desativada em seu computador para que a detecção do seu telefone e a instalação dos drivers seja feita da forma correta. Você pode saber mais sobre como efetuar a desativação da imposição de drivers clicando aqui.


Lista de testpoints para o modo EDL

Caso o método empregado para acesso ao modo EDL seja através de testpoints, confira abaixo onde encontrá-los nos smartphones mais populares da Xiaomi. Lembre-se: todo cuidado é pouco aqui, pois o curto em um pino diferente pode danificar componentes de seu telefone ou até mesmo inutilizá-lo completamente.

Redmi2:
pngbase6439aaeab4f65b4e69

Redmi 3:
12-7

Mi 4C:
mi4c

Mi 4S:
mi4s

Redmi Note 3 Pro (créditos da imagem para @GRMacedon):
rn3p

(este post está sendo atualizado)