SHOP ROM

  • INTRODUÇÃO

Sempre que importamos um smartphone da Xiaomi, por exemplo, não temos certeza quanto a procedência do sistema que vem nele, só notamos que não é oficial e nem confiável quando experimentamos os bugs, as traduções problemáticas e etc. Logo vem a seguinte pergunta: O que é uma Shop Rom e para que serve? Shop Rom nada mais é do que uma rom usada pelas lojas importadoras, modificada com a intenção de incluir tradução, assim possibilitando a venda do produto para mais lugares. Ela é modificada por fontes não confiáveis, isto é, qualquer pessoa com algum conhecimento básico e suficiente para acrescentar uma tradução, por isso, se houver algo malicioso em execução, tu não serás notificado, sem esquecer que é comum essas roms virem com problemas como a incompatibilidade com serviços Google e bugs inconvenientes, além da falta de atualização.

OBSERVAÇÃO 1: Sempre que for importar um smartphone, tenha o cuidado de consultar a comunidade para perguntar sobre a possibilidade do sistema oficial (ou não-oficial de confiança) existir em português, lojistas que vendem com Shop Rom vão responder somente pela tradução incluída. 

OBSERVAÇÃO 2: Para a loja chegar no seu objetivo, ela usará as traduções que a comunidade oferece, então no aplicativo Updater/Atualizações provavelmente tu verás menções sobre xiaomi.eu ou miuirom.com, não significa obrigatoriamente que seja da xiaomi.eu ou nossa, a tradução oferecida é que foi usada e não a rom em si. Veja um exemplo deste ao lado.

  • IDENTIFICAÇÃO

Obviamente, não é nem um pouco seguro usar uma rom dessas no seu smartphone pessoal, daqui surge um outra pergunta: Então, será que dá para identificar se é uma Shop Rom no meu smartphone antes de começar a usá-lo? Dá. Em primeiro lugar, vá até Configurações > Sobre o telefone e olhe a parte “Versão do MIUI“, vá no site oficial e compare com as versões existentes (selecione “older versions” caso seja necessário).

As seguintes diferenças e condições estarão presentes em uma Shop Rom:

  1. MIUI Brasil não oferece versão Estável, pois se baseia na Beta Chinesa, logo, se verificares algo como esta imagem acima, a rom não é nossa.
  2. Muitas vezes podem vir com uma sequência como (LHOCNDG), ter partes em português e se considerar MIUI Global.  CN é China, não há como ter português  – a não ser que haja um aplicativo tradutor – e muito menos ser Global.
    Exemplo: Shop Rom se identifica na versão como MIUI Global 8.0 | Estável 8.0.1.0 (LHOCNDG), sendo que a global só pode ser representada com o MI no lugar do CN, isto é, MIUI Global 8.0 | Estável 8.0.1.0 (LHOMIDG) seria o correto.
  3. Perceberás que há um número a mais na versão dela.
    Exemplo: A rom estável oficial é 8.0.1.0 e a versão da Shop é 8.0.1.0.0, veja a imagem abaixo.ex2
  4. O Updater/Atualizações pode estar escrito “MIUI Brasil” porém na aba versão do MIUI está escrito “MIUI Global” ou similar.
    Exemplo: Uma Shop Rom, estará escrito MIUI Global 8.0 | Estável na Versão do MIUI porém apresenta informação de algum fansite no aplicativo de atualizações. Veja a imagem abaixo para um exemplo de MIUI Brasil autêntica.
    exe1
  • ORIENTAÇÃO

Uma vez identificada a Shop Rom, você deve estar se perguntando: Como diabos eu me livro disso? Bem, a resposta para isso é simples, primeiro tu deves checar se o bootloader está bloqueado lendo esta postagem: 

 

E seja feliz! Esta postagem te ajudou?