Tutorial básico O que é TWRP? Como instalar?

danielemereb

Member
Membro da staff
6/1/16
33
7
8
Pelotas / RS
www.twitter.com
Dispositivo
Mi Max
Olá, galerada! :p
Deixarei aqui um tutorial bonzão pra vocês se prepararem para instalar a rom MIUI Brasil!
Sendo direta, TWRP é uma recuperação customizada e ela é composta por ferramentas úteis para instalar/bootar roms customizadas/não-oficiais. Baixe ela na página de Download.
OBSERVAÇÃO 1: Não se esqueça de desbloquear o bootloader e nem de fazer Backup de seus dados em um computador ou similar.
OBSERVAÇÃO 2: Se após o processo, o seu TWRP iniciar em chinês, não se assuste, apenas vá no botão da direita e procure pela língua desejada.

Dica: Após instalar e bootar o TWRP, a transferência de arquivos (MPT) é ativa, ou seja, poderás entrar na pasta do smartphone e colocar o .zip da rom escolhida para começar a instalação ou teste!

GNU/LINUX

1. Instale o ADB via terminal:
    Debian e Ubuntu: sudo apt-get install android-tools-adb android-tools-fastboot
    Arch Linux: sudo pacman -S android-tools
    Fedora: sudo dnf install android-tools
  2. Vá na pasta onde está o arquivo do TWRP baixado, clique com o botão direito e selecione "abrir no terminal", se não tiver a opção, vá no terminal e chegue até a pasta do arquivo alvo usando o comando ls.
  3. Pegue o seu smartphone querido, vá em Configurações > Configurações Adicionais > Opções do desenvolvedor > Ative "Depuração USB", caso não tenha essa opção, será necessário ir lá em Sobre o Telefone e tocar 3 vezes em "Versão do MIUI" e depois refazer o passo-a-passo para ativar a depuração.
  4. Desligue seu telefone e entre no modo Fastboot, cada modelo tem seu atalho, caso não saiba o seu, só perguntar, o do Redmi 2/PRO é botão power e volume (-) juntos por um tempo.
  5. Volte ao terminal e digite "sudo fastboot devices", o resultado deverá ser parecido com este:
    Captura-de-tela-de-2016-06-15-22-22-33.png
  6. Digite "sudo fastboot flash recovery twrp.img", onde está twrp troque para o nome do arquivo .img alvo que está na pasta atual. Espere terminar, irá dar um "Finished. Total Time: x.xxx s".
  7. Para poupar tempo e entrar diretamente nele - processo conhecido como temporário - digite "fastboot boot twrp.img", onde está twrp troque para o nome do arquivo .img que colocastes na pasta do ADB.
  8. Pronto, está com TWRP instalado com sucesso, rodando e preparado para uma rom não-oficial!;)
WINDOWS
  1. Faça download deste arquivo e instale-o em um local de fácil acesso.
  2. Pegue o arquivo do TWRP baixado - com a extensão .img - e coloque-o na mesma pasta do ADB que foi instalado.
  3. Clique com o botão direito dentro da pasta do ADB e selecione "abrir janela de comando (cmd) aqui", ou vá no menu iniciar e selecione Minimal ADB and Fastboot, vai dar no mesmo resultado: uma janela preta.
  4. Pegue o seu smartphone querido, vá em Configurações > Configurações Adicionais > Opções do desenvolvedor > Ative "Depuração USB", caso não tenha essa opção, será necessário ir lá em Sobre o Telefone e tocar 3 vezes em "Versão do MIUI" e depois refazer o passo-a-passo para ativar a depuração.
  5. Desligue seu telefone e entre no modo Fastboot, cada modelo tem seu atalho, caso não saiba o seu, só perguntar, o do Redmi 2/PRO é botão power e volume (-) juntos por um tempo.
  6. Conecte o cabo no smartphone e no computador - tenha certeza que ele reconheceu seu smartphone - vá na janelinha preta, digite "fastboot devices" e dê enter, o resultado será parecido com isso.
    Captura de tela de 2016-09-30 01-32-52.png
  7. Digite "fastboot flash recovery twrp.img", onde está twrp troque para o nome do arquivo .img que colocastes na pasta do ADB. Espere terminar, irá dar um "Finished. Total Time: x.xxx s".
  8. Para poupar tempo e entrar diretamente nele - processo conhecido como temporário - digite "fastboot boot twrp.img", onde está twrp troque para o nome do arquivo .img que colocastes na pasta do ADB.
  9. Pronto, está com TWRP instalado com sucesso, rodando e preparado para uma rom não-oficial!;)

Qualquer dúvida, é só perguntar.

Curtidas: fmsbga e walof8

rodrigo muzyka

New member
Usuário MIUI Brasil
17/10/16
1
0
1
29
Guarapuava
Dispositivo
Redmi 3 Pro
e seu eu qusier voltar o meu redmi ao estado original dele, room e fastoob originais oficiais, qual o procedimento ?
Obrigado.

_Anderson_

New member
Usuário MIUI Brasil
24/10/16
1
0
1
Salvador
Dispositivo
Xiaomi Mi 5 Pro
Pode ser instalado apenas em bootloader desbloq, correto ? No caso de instalar, podemos da mesma forma instalar as roms oficiais sem nenhum problema ?

Miguel Dantas

New member
Usuário MIUI Brasil
4/12/16
1
0
1
22
Baraúna RN
Dispositivo
Redmi Note 3 Pro (Kenzo)
Sempre que eu instalo o TWRP no meu rn3p e tento rodar a rom já instalada, ele trava na tela de carregamento, alguém tem a solução?

Thiago Costa

New member
Usuário MIUI Brasil
7/12/16
1
0
1
33
SÃO PAULO - SP - BRASIL
Dispositivo
REDMI NOTE 3 MTK
Boa tarde! Estou tentando instalar o twrp, mas está dando erro no segundo comando (fastboot boot twrp.img)
segue imagem abaixo com o erro.
Será que alguém poderia me ajudar? O fastboot state (bootloader) está unlock. Estou com a rom chinesa com Miui 8, mas quero trocar para o rom brasil pois alguns aplicativos não funcionam direito. Muito obrigado!

Anexos

MarceloPsssos

New member
Usuário MIUI Brasil
3/12/16
4
0
1
87
Brazil
Dispositivo
Redmi2
Sempre que eu instalo o TWRP no meu rn3p e tento rodar a rom já instalada, ele trava na tela de carregamento, alguém tem a solução?
Tentei a miui 8 no redmi2 e deu problema também, instala via twrp porém depois do reboot o sistema tava na inicialização. Acredito que o meu problema seja a rom incompatível com o modelo... Estou usando o Crdroid foi a rom mais estável e ágil que achei para o Redmi2.....

Enviado do Redmi2 via Tapatalk...

MarceloPsssos

New member
Usuário MIUI Brasil
3/12/16
4
0
1
87
Brazil
Dispositivo
Redmi2
Boa tarde! Estou tentando instalar o twrp, mas está dando erro no segundo comando (fastboot boot twrp.img)
segue imagem abaixo com o erro.
Será que alguém poderia me ajudar? O fastboot state (bootloader) está unlock. Estou com a rom chinesa com Miui 8, mas quero trocar para o rom brasil pois alguns aplicativos não funcionam direito. Muito obrigado!
Acredito que este post lhe sirva... http://forum.miuirom.com.br/index.php?posts/5244

Enviado do Redmi2 via Tapatalk...

Solivan Leite

New member
Usuário MIUI Brasil
12/1/17
4
0
1
25
Brasil
Dispositivo
Xiaomi redmin note 3 pro
Alguém me tira essa dúvida?
Tenho um redmin note 3 pro se eu desbloquea o BOOTLOADE e instalar o TWRP é o ROOT eu paro de rever atualização oficial pelo smartphone?

Ted

New member
Usuário MIUI Brasil
20/1/17
1
0
1
41
Brasil
Dispositivo
Redmi note 3 pro
Bom dia preciso saber como consigo na captura de tela, utilizar a ferramenta estender, pois funcionava normalmente e agora não mais.

JeBaGa

New member
Usuário MIUI Brasil
12/3/17
7
0
1
43
Brasil, Ceará, Limoeiro do Norte
Dispositivo
Xiaomi Redmi Note 4
A instalação aqui ocorreu de forma simples, sem sustos e de acordo com os passos informados no tutorial, porém quando eu entro no recovery TWRP ele não mostra o conteúdo da pasta SDcard, impossibilitando assim que eu acesse as subpastas e possa fazer a intalação do root e da ROM. Alguém tem alguma ideia de o porquê isso está acontecendo??

JeBaGa

New member
Usuário MIUI Brasil
12/3/17
7
0
1
43
Brasil, Ceará, Limoeiro do Norte
Dispositivo
Xiaomi Redmi Note 4
A instalação aqui ocorreu de forma simples, sem sustos e de acordo com os passos informados no tutorial, porém quando eu entro no recovery TWRP ele não mostra o conteúdo da pasta SDcard, impossibilitando assim que eu acesse as subpastas e possa fazer a intalação do root e da ROM. Alguém tem alguma ideia de o porquê isso está acontecendo??

Finalmente descobri o problema: é que para o meu aparelho (Redmi Note 4) esse recovery que tem no link aqui não serve!
Só deu certo depois que eu usei de outro link!

Bereta

New member
Usuário MIUI Brasil
9/3/17
1
0
1
37
Brazil
Dispositivo
Xiaomi Redmi Note 3 Pro
Serve pra versão KATE do RN3P??? onde consigo o twrp?

rafa0786

New member
Usuário MIUI Brasil
4/5/17
2
0
1
32
Brasil
Dispositivo
Redmi Note 4 (MTK)
Finalmente descobri o problema: é que para o meu aparelho (Redmi Note 4) esse recovery que tem no link aqui não serve!
Só deu certo depois que eu usei de outro link!
Fala brother, como conseguiu instalar o TWRP no seu Redmi Note 4? Estou com dificuldades aqui, você teria o link para me passar do que você utilizou?

rafa0786

New member
Usuário MIUI Brasil
4/5/17
2
0
1
32
Brasil
Dispositivo
Redmi Note 4 (MTK)
Fala galera, o meu aqui deu "FAILED" na parte do boot, segue a imagem, é assim mesmo?

Anexos