[TUTORIAL] Desbloqueando o bootloader do seu Mi Device

Desde o lançamento do Redmi Note 3 na China, uma nova política foi implementada pela Xiaomi para aumentar a confiabilidade e a segurança de seus dispositivos: o bloqueio do bootloader.
Conforme explicamos neste artigo, o bloqueio anunciado pela empresa tem como foco principal a maior segurança para os dados do usuário e a inviabilização do uso do telefone por terceiros, em caso de perda ou roubo.

Se por um lado esta é uma medida excelente para manter a segurança de seu dispositivo, por outro o usuário pode encontrar uma dor de cabeça: a instalação de custom ROMs diferentes da MIUI oficial não é possível em um dispositivo com o bootloader bloqueado. A instalação via fastboot de qualquer ROM é impedida, e a instalação de arquivos ZIP via Recovery pode danificar permanentemente seu aparelho caso o bootloader não esteja desbloqueado.

Atualmente, os dispositivos que possuem o bloqueio do bootloader são o Redmi Note 3, Mi Note Pro e Mi 4C. Outros dispositivos da Xiaomi serão adicionados gradualmente a esta lista, podendo também ser bloqueados no futuro. Mas isso não quer dizer que o usuário perde seu poder de escolha: a própria empresa já desenvolveu uma ferramenta para desbloqueio do bootloader, e iremos ensinar o passo a passo para o seu desbloqueio correto 🙂

 

ATENÇÃO: Lembre-se sempre de fazer um backup antes de efetuar qualquer procedimento em seu telefone, e salve-o em um local seguro!

 

1º passo: solicitando o desbloqueio do bootloader

Acesse o site http://en.miui.com/unlock, e em seguida clique em “Unlock now”:

miflashunlock

 

Caso você não esteja conectado à sua Conta Mi, você será redirecionado para a página de login. Efetue o login com a mesma Conta Mi que está conectada no telefone que será desbloqueado:

Login

 

Se a sua Conta Mi não estiver vinculada a uma conta no Fórum MIUI , você será redirecionado para o Fórum para criar seu apelido:

Login1

Após criar seu apelido e ser redirecionado para a página inicial do fórum, acesse http://en.miui.com/unlock/apply.php

Abaixo, você encontra a tela de solicitação de desbloqueio, que deverá ser preenchida completamente. Traduzimos os itens principais para auxiliá-los:

Sem Título-1Após preencher os seus dados, clique em “Apply Now”.

Você receberá um SMS em seu telefone para confirmar a sua solicitação de desbloqueio. Digite o código recebido na página e continue o processo.

Ao término da solicitação, a informação abaixo será exibida.

concluido

Sua solicitação será então analisada pela equipe da Xiaomi, e você receberá a confirmação diretamente em seu telefone, quando sua aplicação for aprovada (ou negada). Ao receber o SMS confirmando que sua solicitação de desbloqueio foi aprovada, você poderá seguir para o próximo passo. Caso a solicitação seja negada, será necessário refazer o processo após utilizar mais a sua Conta Mi (criando posts no fórum oficial e interagindo com usuários, fazendo uso de sua Conta Mi regularmente, etc aumentam suas chances de conseguir a aprovação do desbloqueio).

Screenshot_2016-02-16-11-38-02_com.android.mms

 

ATENÇÃO: Cada Conta Mi aprovada pode desbloquear 1 DISPOSITIVO a cada 30 dias. Caso você desbloqueie seu bootloader e instale uma ROM original Xiaomi novamente, o bootloader será novamente bloqueado, sendo necessário aguardar esta janela de tempo para efetuar o desbloqueio mais uma vez.

 

2º passo: desbloqueando o bootloader

 

Com a permissão de desbloqueio obtida com sucesso, acesse novamente http://en.miui.com/unlock. Você será redirecionado para a página de download da ferramenta de desbloqueio:

unlocktooldownload

Clique em “Download Mi Unlock” e aguarde a conclusão do download. Terminado, extraia o arquivo para uma pasta de sua preferência. Em seguida, abra o executável “MiflashUnlock.exe”:

miflu
Clique em “Agree” na tela principal do programa:

2016-02-16 (9)

 

Em seguida, será necessário fazer o login com a Conta Mi que recebeu a permissão de desbloqueio:
(Lembre-se: esta mesma conta PRECISA estar conectada no telefone que será desbloqueado!)

2016-02-16 (10)

 

O programa irá verificar se sua conta possui permissão para desbloqueio:

2016-02-16 (12)

 

Após a verificação ser concluída, será necessário conectar seu telefone ao computador em modo fastboot. Para isso, desligue totalmente o telefone, e ligue-o novamente segurando o votão Volume -, até que a tela de fastboot seja exibida. Em seguida, conecte o telefone ao computador.

2016-02-16 (13)

Quando o telefone for detectado, o programa exibirá as informações na tela e ativará o botão “Unlock”:

2016-02-16 (14)

Clique em “Unlock” e aguarde o procedimento ser concluído.

ATENÇÃO: Caso o dispositivo esteja com seu armazenamento criptografado, o desbloqueio do bootloader apagará TODOS OS DADOS do telefone.

2016-02-16 (15)

Ao término do processo, o desbloqueio será concluído e a tela abaixo será exibida:
Mi-Unlocker_IT5

Clique em “Reboot phone” para reiniciar o telefone normalmente, e pronto! o bootloader estará desbloqueado e você poderá instalar as custom ROMs que desejar em seu Mi Device!

Caso tenha ocorrido algum problema durante o processo de desbloqueio, o contato deverá ser feito diretamente no fórum internacional da MIUI. Confira o FAQ e os locais corretos para a postagem de suas dúvidas caso o desbloqueio não seja feito com suceso clicando aqui.