[Tutorial rápido] Verificando o status do bootloader

O bootloader nos Mi devices ainda é um assunto muito debatido entre seus usuários: meu dispositivo é bloqueado? Não é bloqueado? Como eu verifico?

Pensando nisso, a Equipe MIUI Brasil desenvolveu este passo-a-passo para que você verifique com exatidão o status do seu bootloader 😉

Lembre-se: atualmente, apenas os telefones Redmi 3, Redmi Note 3, Redmi Note 3 Pro, Mi 4C, Mi 5 e Mi Note Pro possuem o bloqueio!

Faça o download do Minimal adb & fastboot para o seu computador, clicando aqui, e instale-o.

Faça o download do Mi Flash para o seu computador, clicando aqui, e instale-o. Isto será necessário para que os drivers de ADB e Fastboot sejam instalados. Caso você possua o Mi PC Suite instalado em seu computador, este passo poderá ser ignorado.

2016-02-24 (5)

Execute o Minimal ADB and Fastboot, instalado anteriormente.

Conecte o telefone ao computador no modo Fastboot. Para isto, desligue-o completamente, segure o botão Volume -, e pressione o botão Liga/Desliga até a Tela de Fastboot ser exibida.

 

2016-02-24

Confirme a conexão do dispositivo digitando o comando fastboot devices na tela do Minimal ADB and Fastboot. O dispositivo deverá aparecer como exibido acima, com um número de série único seguido da palavra fastboot. Caso não seja exibido, repita a instalação do Mi Flash ou execute o Mi PC Suite antes de executar o Minimal ADB and Fastboot.

 

Para conferir se o telefone está ou não com o bootloader bloqueado, digite fastboot oem device-info. A saída deste comando irá informar sobre o status do bloqueio, conforme abaixo:

 

2016-02-24 (3)

Dispositivo com o bootloader BLOQUEADO

—————

2016-02-24 (1)

Dispositivo com o bootloader DESBLOQUEADO

Caso o bootloader esteja bloqueado, será necessário solicitar o seu desbloqueio. Criamos um tutorial para auxiliar neste procedimento.

Dispositivos como o Redmi 2/Redmi 2 Pro podem informar incorretamente o status do bootloader. Para ter certeza de que o dispositivo está ou não bloqueado nestes modelos, você pode redefinir o telefone para os padrões de fábrica com o comando fastboot erase userdata. Este comando apagará todos os dados do telefone, inclusive da memória interna. Caso o bloqueio exista realmente no dispositivo, você não será capaz de usar este comando, recebendo uma mensagem de erro. Se conseguir usá-lo (recebendo uma mensagem de OKAY ao término dele), significa que o status do bootloader exibido anteriormente é incorreto, e o dispositivo não está bloqueado. Para instalar suas ROMs, você poderá utilizar o fastboot ou o recovery normalmente, lembrando apenas que para o DOWNGRADE (passar de uma versão mais nova para uma versão mais antiga) de ROMs MIUI só é possível através do fastboot.

Caso o bootloader esteja desbloqueado, você poderá instalar sem problemas custom ROMs em seu dispositivo 🙂

Repetindo: apenas os telefones Redmi 3, Redmi Note 3, Redmi Note 3 Pro, Mi 4C, Mi 5 e Mi Note Pro (tanto versões chinesas quanto versões globais) possuem o bootloader bloqueado.

Lembrando sempre que ao instalar uma ROM chinesa em um dispositivo que já foi desbloqueado irá bloquear novamente o bootloader, e cada dispositivo só pode ser desbloqueado 1 vez a cada 30 dias! Tenha atenção redobrada ao instalar ROMs em seus telefones 🙂